Simulador versão 2 (2024)
Esta é uma nova versão do simulador, totalmente refeita de raiz, que resolve os problemas de robustez da versão 1 e oferece bastante mais funcionalidades, em particular no que se refere ao processador PEPE-16 e ao suporte para processos, aplicações interativas multimédia e linguagem C.
No entanto, não foi possível manter a compatibilidade com a versão 1. Para utilizar as simulações da versão 1 com o simulador da versão 2, os respetivos circuitos terão de ser refeitos usando o editor da nova versão. A microprogramação e o processamento de estágios do PEPE-16 também não foram implementados.
Para usar a versão 2 do simulador (atualmente na versão 2.3.0) precisa de primeiro instalar a máquina virtual do Java. As versões mais em uso do Java são a 11, 17 e 21, todas LTS (Long Term Support), pelo que o ficheiro jar (Java archive) do simulador está disponível em 3 variantes, optimizadas para cada uma das versões do Java:
Utilize a variante com a maior versão de Java que não for superior à versão de Java que já tiver instalada.
Caso ainda não tenha Java, para instalar a máquina virtual do Java, selecione uma destas versões do Java (e depois use a variante respetiva), o seu sistema operativo, a arquitetura do seu computador e o pacote (JDK FX). Escolher o pacote JDK FX é essencial, para incluir a biblioteca multimédia.
Para executar o simulador, faça duplo clique no ficheiro "simulador-j11-v2.3.0.jar" (ou a variante que escolheu).
Atenção: se tiver outras versões de Java instaladas, duplo clique poderá não funcionar. Terá de escolher a versão correta do Java ao abrir o simulador (por exemplo, em Windows, use "Abrir com" e selecione o ficheiro "javaw.exe" no diretório "bin" dentro do diretório onde está instalada a versão do Java correspondente à variante que escolheu).
Estão disponíveis 9 guiões de laboratório (tutoriais), para que possa praticar as técnicas e conceitos expressos no livro em casa e ao seu próprio ritmo.
O guião de laboratório 1 contém informação adicional sobre a instalação da máquina virtual do Java.
Partindo destes guiões, pode experimentar as suas próprias variantes e os seus próprios circuitos e sistemas. Não se sinta limitado pelos guiões em si. Estes não passam de uma ajuda para o guiar na aquisição das competências. A verdadeira aprendizagem faz-se quando se explora por iniciativa própria e se consegue dominar a tecnologia.
Está também disponível o enunciado de um projeto tipo de programação em linguagem assembly no PEPE-16, que inclui um vídeo do projeto a funcionar. Este projeto ilustra o que é possível conseguir com este simulador e projetos deste tipo têm sido usados como avaliação nas disciplinas do Instituto Superior Técnico que usam este livro e simulador como base. A solução deste projeto está disponível para professores, contactando-nos da mesma forma que para obter os slides pedagógicos.
NOTAS:
Os ficheiros ".asm" (linguagem assembly) e ".c" (linguagem C) são de texto, podendo visualizá-los ou alterá-los com qualquer editor de texto simples (por exemplo, Notepad++, Brackets ou Sublime);
Algumas instruções poderão aparecer não alinhadas, pois nem todos os editores de texto têm iguais definições de tabs;
Os ficheiros ".cir" (que descrevem os circuitos) são de texto em formato JSON, podendo visualizá-los ou alterá-los com qualquer editor de texto simples (por exemplo, Notepad++, Brackets ou Sublime);
Guião 1 – Introdução ao simulador
Guião 2 – Programação em Assembly
Guião 3 – Interação do processador com memória e periféricos
Guião 4 – MediaCenter: interface multimédia
Guião 5 – Rotinas
Guião 6 – Interrupções
Guião 7 – Programação de aplicações de tempo real
Guião 8 – Programação em linguagem C
Guião 9 – Descodificação de endereços
Projeto tipo, que inclui os seguintes ficheiros: