Introdução
O módulo PEPE implementa um processador RISC de 16 bits (PEPE). Este manual é apenas um resumo das suas características.
O PEPE (Processador Especial Para Ensino) é uma arquitectura de processador concebida exclusivamente para ensino, e inclui características de configuração e parametrização que não se encontram num processador comercial, cujos objectivos são normalmente capacidade e desempenho.
O PEPE é adequado para um nível introdutório e destina-se a ser programado manualmente, para os alunos praticarem a linguagem assembly, o que significa que tem de ter uma palavra no máximo de 16 bits (é complicado lidar manualmente com 32bits, ou 8 dígitos hexadecimais). No entanto, suporta todos os aspectos normalmente leccionados ao nível introdutório da arquitectura de computadores, incluindo microprogramação, estágios (pipeline), caches, memória virtual, DMA e suporte para sistemas operativos.
O PEPE é implementado por um simulador (escrito em Java) que pode correr num computador pessoal (simulando também todos os dispositivos a que o PEPE liga).