Directivas de assembly
Chamam-se directivas (ou pseudo-instruções) aos comandos reconhecidos pelo assembler que não são instruções assembly, portanto não geram código binário no ficheiro objecto. A função das pseudo-instruções é, por um lado, controlar a forma como o código é gerado (por exemplo, indicando as posições de memória onde colocar o executável ou reservando posições de memória para dados), e por outro, permitir definir etiquetas (constantes ou posições de memória) que tornam o código mais legível e mais fácil de programar. Nesta secção descrevem-se as pseudo-instruções usadas pelo assembler para o processador fornecido com o simulador de circuitos de arquitectura de computadores.
PLACE
Formato: PLACE <endereço>
Função: O assemblador usa um contador de endereços interno, que vai incrementando em cada instrução assemblada (assim, determina em que endereço fica cada instrução). O comando PLACE permite especificar no campo <endereço> um novo valor desse contador. Podem existir várias instruções PLACE no mesmo ficheiro assembly correspondentes a vários blocos de memória.
EQU
Formato: <símbolo> EQU <constante>
Função: o comando EQU permite associar um valor constante a um símbolo.
WORD
Formato: <etiqueta> WORD <constante>
Função: o comando WORD permite reservar uma posição de memória para conter uma variável do programa assembly, associando a essa posição o nome especificado em <etiqueta>. O campo constante indica o valor a que essa posição de memória deve ser inicializada.
STRING
Formato: <etiqueta> STRING <constante> [,<constante>]
Função: o comando STRING coloca em bytes de memória consecutivos cada uma das constantes nele definidas. Se qualquer dessas constantes for uma cadeia de caracteres o código ASCII de cada um deles é colocado sequencialmente na memória. A etiqueta fica com o endereço do primeiro caracter da primeira constante.
TABLE
Formato: <etiqueta> TABLE <constante>
Função: o comando TABLE reserva o número de posições de memória especificadas no campo <constante>. <etiqueta> fica com o endereço da primeira posição.